gov.br

Universidade Federal do Ceará

Membros da CGPHMIFD participarão da Semana Nacional de Museus

Data de publicação: 18 de maio de 2021. Categoria: Notícias

O Evento terá as participações dos Professores Luiz Eduardo do Santos, Presidente da CGPHMIFD, e Flávio José Moreira Gonçalves, membro da CGPHMIFD

O Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará (MAUC) integra a programação da 19ª Semana Nacional de Museus, evento que contará com o I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas, que tem como tema geral “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”  faz parte do Programa de Extensão Museu de Arte, proporcionando aos participantes nova percepção estética a partir de articulação com a Secretaria de Cultura Artística e o Memorial da UFC. O evento acontecerá de 18 a 21 de maio e conta com uma rica e diversificada programação. Os interessados poderão conferir e inscrever-se neste link do site do MAUC caso tenham interesse em obter certificados de participação.

O objetivo do evento é discutir sobre coleções e museus universitários no Brasil e promover o diálogo entre espaços de preservação do patrimônio universitário da UFC e reunirá profissionais reconhecidos do campo dos museus e da Museologia e representantes das coleções e museus da universidade. O público-alvo é composto por profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática de museus, coleções e patrimônio cultural no âmbito universitário a partir de diferentes áreas do conhecimento; profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Museologia e interessados em geral, visando fomentar a discussão sobre a temática, promover o diálogo e ampliar o acesso ao patrimônio da UFC.

Como membros da Comissão de Gestão do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito (CGPHMIFD) da UFC, a primeira a ser constituída em uma unidade acadêmica específica da Universidade e que vem realizando atividades diversas desde junho de 2020, os professores Luiz Eduardo dos Santos (Presidente da CGPHMIDF) e Flávio José Moreira Gonçalves foram convidados a participar da Mesa 2, que ocorrerá às 9h do dia 19/05 (quarta) e discutirá o tema “Instâncias de preservação do patrimônio cultural na UFC”, da qual também participarão a Secretária de Cultura Artística da UFC – Secult-Arte: Ma. Lady Dayana Silva de Oliveira, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD: Profa. Dra. Virgínia Bentes Pinto (Departamento de Ciências da Informação), o Sistema de Bibliotecas da Biblioteca Universitária – BU: Me. Felipe Ferreira da Silva (Biblioteca Universitária), sob a mediação: Esp. Roberto Moreira Chaves (Memorial da UFC).

O evento, cuja abertura acontece hoje (18/05), às 14h com a presença do Magnífico Reitor da instituição, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, será integralmente transmitido pelo canal do MAUC no Youtube e pode ser acompanhado por todos, mesmo por aqueles que não se inscreveram, clicando nos links abaixo: