gov.br

Universidade Federal do Ceará
Comissão de Gestão do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito

Área do conteúdo

Comissão de Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito realiza as primeiras reuniões e atividades

Data de publicação: 22 de setembro de 2020. Categoria: Visão Geral

A Comissão de Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito da UFC, nomeada pela Portaria nº 16 , de 22 de junho de 2020, do Diretor da Faculdade de Direito, conhecida pela sigla CPHMIFD, tem se reunido uma vez por mês e desenvolvido atividades e eventos virtuais, programados geralmente para os sábados pela manhã, usando a plataforma Google Meet.

A UFC já havia instituído, por meio da Resolução nº 25 do Conselho Universitário (Consuni) o Comitê de Patrimônio Cultural (CAPAC/UFC), ao qual cabe propor e gerir a política institucional relativa ao patrimônio cultural material e imaterial da Universidade.

Reunindo-se toda última quarta-feira de cada mês, a CPHMI da Faculdade de Direito já realizou dois eventos (palestras e rodas de conversa), com presença de convidados especiais para debater temas da mais alta relevância relacionados ao objeto de sua atuação. Do primeiro evento, realizado no dia 4 de julho de 2020, participaram o  Prof. Dr. Humberto Cunha, da Universidade de Fortaleza (Unifor), o arquiteto e professor Dr. Romeu Duarte (UFC) e a arquiteta e professora Dra. Margarida Andrade (UFC), quando houve palestras, roda de conversa e debates sobre “Abrangência e Estatuto Jurídico do Patrimônio Histórico” e “Situação Atual do Patrimônio Histórico Material e Imaterial da UFC: perspectivas advindas da Res. 25/Consuni”.

O segundo evento realizado pela CPHMI da Faculdade de Direito foi realizado no último dia 29 de agosto, às 10h, quando o arquiteto e professor Dr. Romeu Duarte debateu com o professor e vereador Evaldo Lima sobre o tema “Faculdade de Direito e seu entorno: arquitetura e história”.

Atualmente, integram a Comissão de Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) os professores Luis Eduardo dos Santos (Presidente), Flávio José Moreira Gonçalves, Matias Joaquim Coelho Neto, Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire, o servidor João Lúcio Nobre de Araújo e o estudante Aderbal Aguiar Júnior.